domingo, 20 de maio de 2012

Sabores do meu Alentejo


Cresci no Alentejo com o sabor dos legumes frescos da horta, com a fruta apanhada directamente das árvores, com a carne vinda dos animais que vi crescer e com a água fresca da fonte. Cada vez que lá volto, seja para passar o fim-de-semana ou para ficar uns dias a descansar, são esses os sabores que inevitavelmente procuro, os da minha infância, que não encontro em mais parte nenhuma.

 A cozinha alentejana é carregada de tradição, transmitida de geração em geração, perfumada com os sabores das ervas aromáticas. A maioria das receitas são ricas em calorias, porque os esforços do  trabalho no campo assim o exigiam. Mas esse excesso, é compensado pelo sabor único de cada garfada e pelas recordações que me trazem, que me mantêm ligada á minha terra.

Este fim-de-semana foi rico em reencontros, conversas, risos, e em momentos de partilha á mesa que vão ficar na memória. A cozinheira foi a minha mãe, que mais uma vez usou o saber da tradição para nos deliciar.


Começamos a nossa incursão de sabores pela cachola de porco frita, que é o fígado frito em banha com alho, cebola, salsa, pimenta, cominhos, loiro e tomate.


De seguida passamos aos enchidos, onde a farinheira foi a rainha. Farinheira que é uma morcela de farinha tradicional do Alentejo e Algarve que se distingue das outras, uma vez que a carne e o sangue do porco são ligados por farinha de milho. Comemo-la frita acompanhada por generosas fatias de pão.


Finalmente chegamos ao prato principal que foram papas moiras. Na minha opinião, uma delícia…ainda mais desejada pela dificuldade que existe em obter o caldo necessário para as fazer. Estas papas são feitas com farinha de milho e com o caldo gordo que resulta da cozedura dos enchidos feitos pela matança do porco. É rico em sabores que vão desde o vinho branco, alho, cominhos, cravinho e sal. Tradicionalmente são acompanhadas por rojões e ENTRECOSTO frito, a que chamamos piques.

A sobremesa foi menos tradicional, mas igualmente deliciosa. Fomos presenteados com uma tarte bom pecado, suspiros de cocô e morangos fresquinhos.

Depois disto tudo, resta-me dizer que as saladas vão ser o centro de todas as minhas refeições na próxima semana.

15 comentários:

  1. Ola Vera,
    este post está muito bonito. Conseguiste transmitir-me muito do que sinto quando vou ao nosso alentejo.

    Quanto a estes sabores alentejanos, não são os meus favoritos, mas sei e sinto-os como os tradicionais sabores do alentejo.

    Acho que os suspiros de cocos devem ser deliciosos, fico a espera da receita ou de que eles apareçam na mesa no proximo jantar.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os suspiros são mt mt bons! fiquei indecisa se prefiro estes ou os "normais" estes ficam bué macios, fizeram-me lembrar marshmallows! hhehe

      Eliminar
  2. As fotos estão muito bonitas. A comida é que não me convenceu mas sou eu que não aprecio muito essa comida, mas a sobremesa marchava! :P

    ResponderEliminar
  3. Estava tudo maravilhoso XD embora perceba que são coisas que não agradam a toda a gente!

    Sendo que a farinha acaba comigo!! acho que era capaz de comer todos os dias! hehe

    ResponderEliminar
  4. Um post feito de saudades, das gentes e dos cosutumes da terra, e as fotos mostram isso mesmo, carinho e sabores.

    ResponderEliminar
  5. Adoro a comida tradicional alentejana!
    Maravilhosos pratos, sabores, ervas e genuinidade.
    De vez em quando podemos cometer assim uns excessos :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que no meio das minhas costelas chinesas e açoreanas devo ter uma também alentejana :) Do que conheço, adoro a vossa gastronomia. Ainda não provei tudo o que está na vossa mesa, mas gostaria certamente ;)

    ResponderEliminar
  7. Vera..Vera...o que dizer da tua bela terra ? Adoro tanto as suas paisagens como a sua gastronomia! E como aqui falamos de gastronomia, deixa-me dizer que esses pratos estão divinais! Eu adoro a carne alentejana, por ser tão saborosa e autentica :) Já passei umas ferias numa quinta alentejana onde faziam o chouriço e não há nada melhor mesmo que essa bela carninha :) E esses enchidos...meu deus...gosto de todos! :D

    Quanto às sobremesas ( a parte mais importante da refeição), foram simples mas deliciosas também :)

    ResponderEliminar
  8. Aiai Já sabes verinha que eu sou muito esquista...
    Acho que só as sobremesas é que iam lol

    Mas não quer dizer que não seja tudo um belo do petisco :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei Maria,
      mas acho que se experimentasses não ias resistir=)
      obrigada por me vires visitar!!
      beijos

      Eliminar
  9. Que fotos lindas! Passei bons tempos no Alentejo e sempre que posso passo sempre por algum cantinho alentejano. E a gastronomia nem se fala! Beijinhos
    ideiascomsabores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Olá! Obrigada pela visita ao meu blog, gostei do teu, sobretudo da receita antes desta:)
    Não consigo ficar seguidora, não me aparece a opção hoje...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Vera, muito obrigada pela visita, não conhecia o teu blog, mas ao ver este post e todas as iguarias alentejanas que aqui tens fiquei rendida. Também sou alentejana, e adoro tudo o que esta zona nos dá.
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Ai Alentejo... a quantas dietas obrigas depois de uns dias bem passados a comer todas as maravilhas que não se consegue resistir!
    Vim conhecer o teu blog e adorei o que encontrei. Tens receitas fabulosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Este post está muito bom, Verinha!
    beijinho

    ResponderEliminar

Entrecostos não se discutem, mas podem-se comentar: