quinta-feira, 24 de maio de 2012

Salada de meloa, presunto e pistácios


 Eu não teria mais de 6 ou 7 anos, quando no recreio da escola primário avistamos um arco iris. O tempo era de inverno, as nuvens deixaram aparecer o sol por momentos que foram eternizados por aquelas cores difusas no céu. Nesse dia, desenhamo-lo nos nossos cadernos diários e escrevemos histórias sobre o que estaria na sua ponta…já não sei o que escrevi, mas lembro-me do desenho. Um cesto de meloas pintadas de amarelo que facilmente se confundiam com as moedas de ouro que alguns dos meus colegas desenharam…

E se na ponta do arco iris não existir um pote de ouro, mas uma cesta de meloas? Daquelas que de tão doces se denunciam em qualquer cozinha pelo cheiro!? São assim as que tenho na fruteira e que serviram de inspiração para uma deliciosa salada. Em que o contraste entre doce e salgado é perfeito e onde as cores me fizeram recordar um dia, distante, mas onde o gosto por esta fruta já existia. Afinal cada um procura na ponta do arco iris aquilo que mais gosta.


Para a salada precisei de:

Alface
Presunto fatiado
Meloa
Pistácios
Azeite, vinagre e sal q.b.

Preparação:

1: Comecei por lavar a alface e cortar as folhas grosseiramente.
2: Dispus sobre as folhas de alface os pedacinhos de meloa, o presunto e os pistácios. Por fim, temperei com azeite, vinagre e sal.

7 comentários:

  1. ♥ O texto esta muito bonito. A salada tem um ar delicioso, ainda para mais para mim que nao vejo presunto à uns meses. Acho que vou experimentar quando estiver em Portugal.
    Adorei a ideia dos pistácios.
    *

    ResponderEliminar
  2. As fotos estão muito boas e o aspecto da salada é delicioso e logo eu que adoro pistácios e presunto hehe

    ResponderEliminar
  3. É verdade Vera...Tens de começar a escrever um livro ahah :)

    Muito bom é verdade :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. é uma pena essa salada não ter passado pelo meu prato...:P

    ResponderEliminar
  5. Gostei de ler o teu texto Vera :)
    Cada um encontra na ponta do arco-íris aquilo que mais gosta e neste teu caso a meloa foi um belo achado! Doce, a contrastar com o presunto.
    Simples e fresco. Beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Adorei a combinação dos sabores...e uma salada para este tempo quente sabe sempre bem!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Essa salada é perfeita porque junta vários e deliciosos sabores, ou seja, o doce da meloa, o salgado do presunto e o crocante dos pistachos :) Perfeita!

    ResponderEliminar

Entrecostos não se discutem, mas podem-se comentar: